quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Influência Portuguesa? Ou Brasileira


Já sabia que as nossas músicas e novelas faziam sucesso pelo mundo, mas só tive noção da influência brasileira no cotidiano português somente nessa segunda semana. Frequento uma academia de ginástica e advinha que música se dançava na aula de zumba? Brasileira, é claro. Na verdade ritmos brasileiros cantados em vozes portuguesas. Soou-me bastante estranho e ao mesmo tempo engraçado e lisonjeiro.

Bom, noto que atualmente o brasileiro de um modo geral não enxerga Portugal como referência. Com o passar dos anos e a transferência de poder de um país ao outro mais capitalista a referência inverteu-se. Confesso que quando fui convidada a primeira vez a visitar os Açores fiquei maravilhada, tendo em vista a beleza natural que possui, mas quando o mesmo chamou-me a explorar Lisboa, murchei.

Sim, esta foi a primeira reação que tive. Não quis desmerecer seu país, mas quando pensava em Europa, focava-me em França ou Inglaterra, ou ainda Holanda, mas Portugal não mesmo. Essa era a minha limitada visão e tenho que confessar da maioria dos brasileiros que como eu está completamente equivocada.

Acredito que muito dessa visão tem origens históricas. O domínio português, o estilo de colonização e a perda de todo o seu poder trouxe junto esse preconceito. E foi justamente isso que desmistifiquei, esse PRÉ- CONCEITO.


O CONCEITO em si é muito mais interessante e rico, é maravilhoso andar por ruas limpas e conservadas, onde a história é sentida no ar em que respiramos e sentimos a necessidade de respeitá-la.

A riqueza para ser reconhecida basta ter sensibilidade. Está nas ruas, nos prédios, nas pessoas, na música, na comida, no artesanato, enfim está no olhar delicado dado em cada esquina. Depois da sensibilidade aflorada, perde-se a noção que influenciou quem, pois somos tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes.





Continua....
4-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/10/a-beleza-natural.html
5-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/10/a-gastronomia.html
6-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/entrevista-no-planeta-mulher.html
7-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/valeu-acores.html