quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Beleza Natural

Fim-de-semana focado no que a natureza melhor nos propicia, a sua beleza.

Não esqueçamos que estamos numa das ilhas dos Açores, a Terceira, de origem vulcânica, no meio do Atlântico, portanto, diversas variações climáticas acontecem num só dia. Quando o vento ou a chuva resolvem dar uma trégua, melhor arriscar um passeio e foi o que fizemos.

 Após uma visita à Feira de Livro na Praia da Vitória, um breve passeio pela marina local coroado com um pôr do Sol mágico e para lá de enigmático em que o cinzento e o colorido harmonizaram-se maravilhosamente. (foto1)

Noutro dia um passeio incluiu trilha pelo Monte Brasil, o qual a origem do nome parece ser a mesma que a denominação dada ao Brasil, ou seja, o Pau-brasil, madeira achada em abundância no local com cor que lembrava brasa. Bom, de lá temos um visual incrível do mar, do Ilhéu das Cabras (duas ilhotas vulcânicas a sul) e da cidade. (foto 2)

A tarde foi recheada com um passeio pelas Furnas de Enxofre, que nada mais é uma zona de vulcanismo ativo com fumarolas com odor de enxofre. Emocionante! (foto3)

A Serra do Cume foi o último local visitado no dia, de lá é possível ter uma visão da grande planície , que nada mais é que uma vasta caldeira de um antigo vulcão , onde atualmente estão ocupados por pastagens para os touros e vacas espalhados pelos pastos.  Vale ressaltar que a Ilha Terceira tem como forte tradição a realização de inúmeras touradas no Verão, momento singular de festas populares. Bom, alguns dos touros ficaram inclusive curiosos quando perceberam que estavam sendo observados. O que deu um nó na garganta. (foto4)


Bom, foram momentos para lá de especiais e consequentemente inesquecíveis. Ai vai a dica: Para quem busca turismo cultural e de natureza, os Açores são uma ótima opção.